terça-feira, 17 de setembro de 2013

5 dicas ao lidar com clientes de design

Hoje iremos voltar ao assunto que é muito comum entre  webdesigners, designers gráficos, ilustradores e Cia: os Clientes.
Confira abaixo 5 pequenas dicas que poderão ser muito valiosas nos tratos com os clientes.
5 dicas ao lidar com clientes de DesignVamos lá:

#1 >> Pergunte, pergunte e pergunte.

Na primeira reunião com seu cliente, a única coisa que você deve fazer é deixá-lo falar tudo.Deixe-o “cuspir” tudo o que tem em sua mente, não interrompa o processo. E o mais importante:  faça todas as perguntas possíveis.
Isso ajuda no sentido de obter uma imagem clara do projeto de ambos os lados. 
A maioria dos projetos vão por água abaixo quando falta comunicação clara entre o cliente e o fornecedor de serviços.
#2 >> Não baixe seus padrões.Vez ou outra você atenderá clientes que almejam os melhores resultados, mas relutam em pagar um preço por isso. 
Lembre-se sempre que todas as grandes coisas vêm com uma etiqueta de preço. Se
 um cliente não está disposto a pagar um preço relativo ao seu nível de especialização e experiência, talvez seja melhor não ir adiante com ele.Acredite, muitas vezes é mais importante manter seus padrões e esperar o cliente certo em vez de aceitar tudo que vier em seu caminho.
#3 >> Tenha um objetivo claro.
Muitos designers não definem seus limites e objetivos no início do projeto. O resultado? Um cliente gritando: “Isto não é o que eu queria!”. 
Por isso, é melhor preparar um caminho sólido e definir suas metas logo no início do projeto.

Além disso, mantenha seu cliente sempre atualizado sobre o andamento do projeto.
#4 >> Divida o projeto em módulos.
Nem todo cliente entende a complexidade e a quantidade de trabalho que você gasta em um projeto. A preocupação principal é com o resultado final.
Para obter uma participação ativa do cliente, divida o projeto em pequenos e independentes módulos.

Assim que terminar um módulo, cobre o feedback do cliente.
 Após mostrar satisfação com o módulo, siga em frente com o outro. 
Desta maneira, você será capaz de manter as coisas em ordem.
#5 >> Exija um pagamento antecipado.Faça disso uma regra de ouro. Não importa se o cliente é seu sogro ou o seu melhor amigo. Nunca,  jamais, entregue o seu trabalho antes de receber pelo menos uma parte do pagamento.
Por mais que o cliente pareça (ou até mesmo seja) honesto, peça uma quantia para começar a trabalhar (a famosa entrada) ou pelo menos até um ponto do projeto (50% do valor total do projeto na aprovação do layout, por exemplo).
Dessa forma você mostrará profissionalismo e não correrá o risco de trabalhar em vão.
É claro que pra toda regra existe exceções.
Mas essas são dicas que poderão servir de grande ajuda em sua vida profissional.
Até a próxima!

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