Lição 1 - Adobe photoshop
Área de Trabalho
Após concluir o processo de inicialização, a área de trabalho ocupará todo o primeiro plano. A maioria dos elementos que compõe a área de trabalho do Photoshop é bem conhecida das pessoas que estão familiarizadas com o ambiente Windows ou Mac. Abaixo uma visão geral da área de trabalho com uma imagem aberta.
Para que se possa abrir uma imagem: Menu File Open.
Para quem já usa alguma versão do Photoshop até a CS3, com certeza vai observar diversas mudanças, e a principal com certeza será que ao abrir duas ou mais imagens, elas não ficam empilhadas, mas que agora abrem em ABAS.
Lição 2- Adobe photoshop
Adobe Photoshop
O Photoshop não é apenas uma aplicação de edição de imagens qualquer, é a mais avançada e mais abrangente aplicação de edição de imagem profissional. O Photoshop não é apenas líder do mercado, ele permite uma integração fantástica com as demais ferramentas da Adobe®, tanto na área de Internet, como impressos, vídeo, e multimídia.
lição 3 -Barra de propriedades
Barra de Propriedades
A barra de propriedades do Photoshop é dinâmica, ela muda conforme a ferramenta é selecionada. Ela fica posiciona na parte superior da tela.
Lição 4- As ferramentas
As Ferramentas
Ferramenta de seleção permite selecionar os objetos. No Photoshop é importante verificar se você está com a Layer (camada) de seu objeto selecionado. Ou você pode marcar na barra de Propriedades a opção Auto-Select. | |
Ferramentas de seleção fechadas. | |
Ferramentas de seleção do grupo Laço. | |
Ferramentas de seleção do grupo da varinha mágica | |
Ferramenta CROP (recortar) e ferramentas de fatia. | |
| Ferramenta de conta-gotas, medidas e anotações. |
| Grupo de ferramentas de correção. |
| Grupo de ferramentas de pincel (brushes). |
| Grupo da ferramenta carimbo. |
| Pinceis da ferramenta histórico. |
| Grupo de ferramentas da borracha |
| Ferramentas de pintura. |
| Ferramentas de desfoque. |
| Ferramentas de saturação e desaturação. |
| Grupo de ferramentas caneta |
| Grupo de ferramentas de Texto |
Ferramentas de seleção de vetores. | |
| Grupo de ferramentas de vetores. No Photoshop são chamadas de Shapes. |
| Grupo de ferramentas de manipulação 3D. |
| Grupo de ferramentas de manipulação 3D. |
| Ferramenta de movimento da área (pode ser substituída pela tecla ALT pressionada, como no Adobe Fireworks®). |
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Ferramenta Zoom (pode ser substituída por CTRL++ - aumentar – CTRL+- - diminuir). Abaixo dela onde tenho os quadrados preto e branco pequenos, permite zerar as cores, ou seja, ao se definir uma cor de primeiro plano e ou segundo plano, ao clicar nesse botão ele volta a deixar cor branca no segundo plano e cor preta no primeiro plano. A flechinha em curva ao lado dela permite inverter as cores. Os quadrados maiores permitem mudar a cor de primeiro plano e de segundo plano.
O último botão permite mudar a fora de visualização da área de trabalho.
Lição 5 - Paineis
Paineis
Para chamar algum painel que esteja visível, clique no menu Window. No canto superior direito do painel, ele apresenta opções à utilização do painel.
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Lição 6 - Criando, Abrindo salvando e exportado
Criando, Abrindo, Salvando e Exportando
Embora na maioria das vezes você vá abrir uma imagem e depois alterá-la, podemos começar tudo do zero, ou seja, podemos desenhar tudo dentro do Photoshop. Para iniciar um novo arquivo, clique no menu File New.
Nessa tela o mais importante é definir a largura (Width), altura (Height) e resolução de nosso projeto. Quando se trabalha com aplicações para impressos, que é o caso de nosso curso a resolução recomendada é de 300 pixels/inch.
Em Background Contents o padrão é White, porém em muitos projetos, será necessário deixar como transparent. Veremos isso em alguns exemplos posteriormente.
Como observação, se o objetivo for mídia digital, o projeto deve começar com resolução de 72px.
Isso é importante porque, poderá ocorrer de você precisar criar a mesma arte impressa para mídia digital. Em casos como esse, faça sua arte em 300DPI e depois quando adaptar ela para digital você trabalha a resolução, pois do contrário, começar com 72DPI e aumentar para 300DPI, embora possível, não ficará bom. Ao confirmar as dimensões, ele apresenta a sua área de trabalho com o espaço nas dimensões para sua arte.
Para abrir a imagem a ser trabalhada. Para isso clique no menu File Open.
Você pode transferir uma parte ou toda a imagem para outra, criando assim uma composição, faremos esse processo posteriormente.
Ao salvar um arquivo o formato padrão é o PSD, mas ao escolher salvar, ele permite diversos outros formatos.
O Photoshop possui também uma opção chamada Save for web e Device. A opção Save for Web otimiza a exportação de sua arte.
Lição 7 - Redefinindo uma imagem
Redefinindo uma Imagem
Normalmente quando se fala em redimensionar uma imagem, isso significa aumentar ou reduzir uma imagem.
O Photoshop trabalha de diversas formas para alteração de sua imagem. A forma mais clássica, clique no Menu Image, Image Size.
Na caixa que se abre temos o tamanho da imagem em largura e altura, onde ele apresenta as dimensões em pixels. E na parte do meio as dimensões em cm que são referentes ao documento, além da resolução. Abaixo temos as opções de Scale Styles, que ao estar marcada fará com os estilos aplicados sejam redimensionados (veremos estilos posteriormente), está marcada a opção “Constrain Proportions”, que mantém a proporção da imagem. Para definir as novas dimensões clique em OK.
Sempre que for trabalhar com imagens em grande formato, e precise adaptá-las em um layout, é altamente recomendável redimensioná-las antes a um valor próximo do que precisa, isso fará com o Photoshop consuma menos memória de seu equipamento. Você pode também aumentar a área de uma imagem ou diminuir a área recortando a imagem através do comando Canvas Size.
Veja a imagem original.
Ao clicar em OK, o Photoshop pedirá uma confirmação.
Caso precise retornar, utilize o comando desfazer (CTRL+Z). Uma observação importante, o Photoshop não possui comandos de desfazer cumulativos, caso precise retornar mais de um comando, utilize Menu Edit, Step Backward.
Outra forma de se recortar uma imagem é através da ferramenta CROP
, clique sobre a ferramenta e observe a barra de propriedades.
Podemos utilizar para ela um corte livre, ou podemos pela barra de propriedades definir altura, largura e resolução. Estes dados ficam armazenados na memória do Photoshop, então caso venha a utilizar essa ferramenta e precise de corte livre, basta clicar no botão Clear.
Para utilização da ferramenta basta clicar onde começa o recorte mover o mouse com o botão esquerdo pressionado.
Observe que ao soltar o mouse ele ainda não faz o corte e apresenta alças de dimensão para que se possa alterar a área de corte. Ao definir a área de corte desejada, clique no botão de confirmação na parte superior da tela (canto superior direito, botão em forma de V). Para facilitar a utilização da ferramenta de corte em áreas de precisão, pressione a tecla Caps Lock (maiúscula) de seu teclado que o cursor do mouse transforma-se em uma cruz, facilitando o processo.
Lição 8 - Seleções
Seleções
Se você deseja editar uma parte de uma imagem sem medo de que poderia danificar acidentalmente outra parte, é necessário primeiro selecioná-la. Para selecionar uma parte de uma imagem em um programa de pintura, você a envolve com um contorno de seleção ou uma marca de seleção, o que diz ao Photoshop onde aplicar suas instruções de edição. O contorno de seleção aparece como um padrão de movimento de marcas de linhas tracejadas.
Seleção retangular
De grande importância para os programas de pintura, essa ferramenta permite que você selecione partes retangulares ou quadradas de uma imagem. Ao selecionar a ferramenta, na barra de propriedades temos:
Botão de seleção da ferramenta, ao lado temos os botões de manipulação de nossa seleção. O que está selecionado é o botão natural, onde, ao se fazer uma seleção e soltar o mouse e clicar novamente ele descarta a seleção anterior e inicia uma nova, o segundo botão permite somar uma nova seleção a que já está feita, esse comando pode ser substituído pela tecla SHIFT pressionada. O terceiro permite subtrair a seleção com a nova seleção, pode ser substituído pela tecla ALT, o último botão desse grupo permite fazer a intersecção das seleções, pode ser substituído pelas teclas SHIFT+ALT.
Podemos definir um enevoamento de nossa seleção através do comando Feather. Em style podemos definir valores para nossa seleção. Fixed Ratio fará sempre que a seleção possa ser escalar, mas respeitando os valores ali descritos, e Fixed Size, fará com a seleção seja feita pelos valores ali digitados.
Eliptical Marquee
A ferramenta Eliptical Marquee funciona como a Retangular Marquee, exceto pelo fato de que ela seleciona partes elípticas ou circulares da imagem.
Quando precisar selecionar um objeto circular perfeito, não oval, posicione a seleção ao centro da imagem e faça a seleção com as teclas SHIFT+ALT pressionadas, isso quando ainda não houver nenhuma seleção,caso contrário, ele fará a intersecção das seleções.
Grupos de Ferramenta Laço
A primeira ferramenta do grupo da ferramenta Laço é laço livre, embora você possa utilizar essa ferramenta par selecionar qualquer área, é necessário uma precisão muito grande na seleção, então ela é mais utilizada para seleções livres.
A segunda ferramenta laço é laço poligonal, ele permite a seleção em ângulos retos.
O laço magnético que é a terceira ferramenta de seleção do grupo Laço permite criar seleções de acordo com os pixels de sua imagem. Conforme se vai arrastando ou mouse ele vai criando pontos. Você pode acrescentar pontos clicando, e pode voltar pontos usando a tecla BACKSPACE de seu teclado.
Ferramenta Varinha Mágica
A primeira das ferramentas é a Quick Select Tool, que permite selecionar os objetos da seguinte forma. Clique em uma parte de sua imagem mantenha pressionado e continue arrastando, em áreas como a imagem com grande destaque de cores, fica fácil de fazer a seleção.
A segunda ferramenta é a varinha mágica, ela verifica o pixel e captura todos os pixels semelhantes e ligados a área clicada. Você pode configurar a tolerância da ferramenta através da barra de propriedades. Ela é muito útil a selecionar áreas que tenham destaque em relação ao fundo da imagem.
Em qualquer uma das formas de seleção vistas, como as que ainda serão ensinadas, podem ser descartadas, pressionando CTRL+D.
Menu Select
Podemos também manipular as seleções em nossa imagem através desse menu. As opções são:
All -> Seleciona toda a imagem.
Deselect -> Desfaz qualquer seleção criada, pode ser substituído pelo CTRL+D.
Reselect -> Retorna a última seleção feita.
Inverse -> Inverte a seleção atual.
All Layers -> Seleciona todas as Layers.
Deselect Layers -> Descarta a seleção de todas as Layers.
Similar Layers -> Seleciona Layers similares.
Color Range -> Permite selecionar em sua imagem a partir de pixels em uma seleção já existente ou através de toda a imagem.
Feather
Permite fazer um enevoamento na imagem, baseado pela seleção feita. Abra uma imagem, faça, por exemplo, uma seleção retangular em sua imagem.
Clique no menu Select, Modify, Feather.
Defina o valor do enevoamento e clique em OK.
Clique no Menu Select Inverse. Observe agora na paleta de Layers que na Layer da imagem aparece um cadeado.
Isso significa que o background da imagem está bloqueado. Para desbloquear o background, dê um duplo clique na layer.
Pressione OK e veja que agora a imagem está desbloqueada. Pressione DELETE.
Sobre as demais opções do Menu Select, Modify:
Border -> Acrescenta uma borda em sua seleção.
Smooth -> Suaviza a seleção.
Expand ->Aumenta a sua seleção.
Contract -> Diminui a sua seleção.
As demais opções do menu select são:
Grow -> Seleciona os pixel vizinhos de uma seleção existente e tem cores semelhantes às incluídas na seleção, de acordo com o valor de tolerância.
Similar -> Funciona de maneira similar a opção Grow exceto que os pixels não precisam ser adjacentes, quando acionado o comando, ele seleciona qualquer pixel que esteja dentro da faixa de tolerância, independente do local do pixel na imagem de primeiro plano.
Transform Selection -> Permite alterar a forma de sua seleção através da barra de propriedades.
Através do Menu Edit, Transform, podemos também modificar a forma de nossa seleção, inclusive adicionando Perspectiva.
Ainda na barras de propriedades no final da barra temos o botão de WARP, ele permite trabalhar a seleção como se fosse um envelope.
Lição 9 - camadas
Camadas
As camadas abrem um mundo novo de liberdade artística e possibilidades de projeto. Ao utilizar camadas, a arte digital que você imaginou, mas nunca pensou ser possível, estará ao seu alcance. As camadas o liberam de muitas restrições impostas por possibilidades de projeto sem ter de gastar horas selecionando.
Quando você trabalha em uma camada é como se estivesse editando uma imagem em uma folha de acetato: imagens sob acetato podem aparecer através de áreas transparentes. Se você possuir camadas múltiplas, poderá reorganizá-las em qualquer ordem.
Se você apagar um objeto em uma camada, ele será mostrado através das imagens do plano de fundo. Se você mover uma camada, todos os objetos na camada irão se mover juntos, como um grupo independente das outras camadas. Você administrará suas camadas com o menu Layer e a painel Layer.
O painel Layer
O painel layer possui em seu cabeçalho o menu de escolha de modos de mesclagem de camadas, o grau de opacidade da camada, na segunda linha temos a opção de bloqueio (transparência, Pintura, movimento e total) e porcentagem de preenchimento da camada.
Abaixo temos o empilhamento das camadas.
No rodapé temos os botões de linkar camadas
, para que ele fique ativo, é necessário ter duas ou mais camadas e elas precisam estar selecionadas.
O botão de efeitos de camada
. Botão de adicionar uma máscara a imagem
.
Botão de Adjustment Layer
. Botão de criação de grupos de camada
. Botão de nova camada
e botão de excluir camada
.
Para criar novas camadas, além do botão de New Layer, podemos usar a mesma opção através do Menu Layer.
Quando se seleciona uma parte de uma imagem e cola isso na mesma imagem, ou em outra imagem, a mesma é adicionada em uma nova layer. Podemos arrastar uma layer de um arquivo para outro arquivo. Vamos então a um exemplo, temos as duas imagens abaixo.
Vamos adicionar as duas vacas na estrada. Com a imagem da vaca aberta, clique no menu Window, Arrange, Float in Window. A imagem da vaca ficará descolada na paleta, arraste ela para dentro da imagem da estrada.
Com as ferramentas de seleção elimine o céu, a grama, etc., mantenha somente as duas vacas.
Vamos redimensionar a imagem e mover ela de local. Pressione CTRL+T para que ele deixe a imagem para esse tipo de edição.
Redimensione e posicione as vacas em sua imagem.
Content Aware
Um dos novos recursos do Photoshop CS5 é o preenchimento inteligente. Abra novamente a imagens que contém as vacas.
Com este novo recurso nós podemos eliminá-las da foto e manter apenas o fundo. Faça uma seleção em volta das duas vacas.
Clique no menu Edit, Fill, mantenha a opção Content Aware marcada e clique em OK.
Observe que ficou uma falha entre o céu e mato, além da sombra das vacas, repita o processo nestas áreas.
Duplicando camadas
Para duplicar uma camada, basta você selecionar a camada que deseja duplicar e utilizar a opção do Menu Layer, Duplicate Layer, pode-se também usar a combinação das teclas CTRL+J. Se você selecionar uma parte de sua camada e pressionar CTRL+J, será duplicado somente o que foi selecionado. Pode-se também arrastar a camada selecionada ao botão New Layer, isso também fará com que a Layer seja duplicada.
Mesclando camadas
O Photoshop permite que você mescle as camadas como nenhum outro programa. O painel Layers fornece quatro modos de mesclar pixels entre camadas. Nenhuma dessas técnicas muda permanentemente tanto quanto um pixel e qualquer camada.
O valor Opacity -> Digite um valor na caixa Opacity próxima à parte superior da paleta Layers para alterar a opacidade da camada ativa ou da seleção flutuante.
O valor Fill ->A opção Fill permite você ajustar a opacidade das informações de pixel na camada, sem afetar a opacidade de nenhum dos efeitos de camada que possam ser aplicados.
Modos de Mesclagem
Escolha uma das opções do menu pop-up para misturar cada pixel da camada ativa com os pixels da camada abaixo dela. Os modos de mesclagem:
Normal | Dissolve |
Darken | Multiply |
Color Burn | Linear Burn |
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Darken Color | Lighten |
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Screen | Color Dodge |
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Linear Dodge | Lighter Color |
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Overlay | Soft Light |
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Hard Light | Vivid Light |
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Linear Light | Pin Light |
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Hard Mix | Difference |
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Exclusion | Hue |
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Saturation | Color |
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Luminosity |
Estilos de Camada
São efeitos para automatizar a aplicação de efeitos em camadas, efeitos como sombras, chanfros, brilhos, etc.
Para criar um efeito de camada, basta apenas que a camada não esteja vazia. Existem diversas formas de se aplicar os efeitos de camada. Você pode acessar ao menu Layer, Layer Style, ele mostrara as opções de Mesclagem. Esse comando pode ser substituído por um duplo clique no ícone da camada (não no nome).
Podemos também no botão add layer style
que fica no rodapé do painel Layers. Será mostrada a seguinte tela.
Se você apenas marcar a caixa de checagem da opção, ele aplica as configurações padrões da opção. Ao clicar no nome da opção ele mostra as opções disponíveis. As opções são:
Blending Options Default-> Permite trabalhar os modos de mistura da camada, bem como sua opacidade e seu preenchimento.
DropShadow-> Aplica uma sombra projetada comum. Pode-se especificar a cor, sombra, opacidade, modo de mesclagem, posição, tamanho e o contorno da sombra.
Inner Shadow -> Aplica uma sombra projetada interna. Simula o tipo de sombra que você obteria se a camada tivesse caído do plano de fundo – isto é, o plano de fundo parece que está à frente, projetando uma sombra sobre a camada.
Outer Glow -> Cria um halo tradicional, como um brilho em volta dos objetos da layer.
Inner Glow -> Aplica o efeito de Glow internamente, ou seja, para dentro dos objetos.
Bevel and Emboss -> Produz cinco efeitos de aresta distintos, conforme definido no mesmo style. Pode-se aplicar uma aresta chanfrada tridimensional ao redor da parte externa da camada. O efeito inner Bevel produz uma aresta chanfrada dentro da camada. O efeito emboss combina chanfros internos e externos. O efeito Pillow emboss reverte o chanfro interno para que a imagem apareça oculta e, em seguida, surja novamente ao longo da camada.
Contour e Texture -> são sub-opções de Bevel and Emboss. As configurações da opção Contour criam ondas na superfície da camada que resultam em ondulações de efeitos luminosos.
Satin -> Cria ondas de cor. Você define o comportamento das ondas, usando as opções Contour.
Color, Gradient e Pattern Overlay -> Preenchem a camada com uma cobertura de cor sólida, um degrade ou um padrão de repetição respectivamente. Elas funcionam de modo quase idêntico aos três preenchimentos dinâmicos disponíveis para as camadas de forma.
Stroke-> Use essa opção para traçar um contorno ao redor de uma camada.
Após a personalização de seu estilo, você também pode salvá-lo para uso posterior, ele será salvo junto aos estilos do Photoshop, para isso clique no botão New Style.
Painel Styles
Através do painel Styles podemos facilitar a aplicação de efeitos de camada. Quando salvamos anteriormente o nosso estilo ele também é armazenado dentro desse painel.
Quando for necessário aplicar um estilo do painel em uma camada do Photoshop, basta clicar no estilo que o mesmo será aplicado a camada. Além dos efeito apresentados, é possível adicionar e ou substituir estilos, basta clicar no canto superior direito do painel, ele apresentará as opções da camada.
Ao clicar, por exemplo, na opção Buttons, o Photoshop irá perguntar qual ação deve ser tomada.
OK para confirmar a substituição, CANCEL para abandonar a substituição ou APPEND que adiciona os demais botões, sem remover os que estão disponíveis.
Lição 10 texto
Textos
Quando se trata de textos no Photoshop podemos dimensionar o texto conforme necessário, aplicar formatação de parágrafo, fazer ajustes de cor, largura, altura, espaçamento e deslocamento de linha de base, distorcer o texto usando caixas de diálogo e filtros de distorção, converter caracteres em formas para que se possa então editar, preencher e traçar exatamente como se faz com objetos, converter o texto em bitmap para que se possa aplicar filtros e ferramentas aplicáveis às camadas de imagens usuais.
Podemos criar textos normais na horizontal e na vertical, e textos de máscara. Para criar um texto normal, basta selecionar a ferramenta texto, clicar onde se deve iniciar o texto e digitar.
Para poder alterar seu texto, você deve chamar o painel Character e ou Paragraph de acordo com o que for alterar.
As opções padrão de Caracteres são tipo da fonte, tamanho da fonte, leading (altura de letra), kerning (espaçamento de correção entre as letras), tracking (espaçamento entre o bloco de texto), escala vertical, escala horizontal, altura da linha de base, cor da fonte, estilos de texto, idioma.
Nas opções do painel você pode ainda adicionar sublinhados e traçados, sobrescrito e subscrito.
As opções de parágrafos são alinhamentos, identamentos, espaçamentos antes de depois dos parágrafos, hifenização. Nas opções do painel pode-se configurar a justificação e a hifenização. Quando for necessário construir um bloco de texto, você precisa criar uma caixa de texto.
Enquanto se digita o texto, tanto de títulos, quanto de parágrafos, enquanto em edição (ainda com a ferramenta texto ativa), a barra de propriedades mostra as principais configurações para ao texto.
Mais ao final da barra existe um ícone que possui a letra “T”, com um arco embaixo, chama-se warped, ele permite criar distorções no texto.
Lição 11 - Cores
Cores
A cor é tão importante nos elementos gráficos de computador nos dias de hoje que você poderia achar que o conceito de uma imagem em tons de cinza, preenchida apenas com pixels preto, branco e cinza é uma noção exótica e antiquada.
O botão de aplicação de cores no Photoshop na barra de ferramentas é: 
O quadrado em vermelho representa o Foregound ou cor de primeiro plano. Indica a cor a ser aplicada quando você usa as ferramentas de pintura, pinceis etc.
O branco representa o background ou cor de segundo plano. Ao clicar no ícone do primeiro plano ou do segundo plano, ele abre o Color Picker.
O Photoshop permite trabalhar com os padrões de cores HSB, LAB, RGB, CMYK e hexadecimal. Em nosso curso devemos nos atentar principalmente as cores CMYK.
Quando se está em um projeto e já se sabe as cores a serem utilizadas, ao se escolher a cor pode-se enviar a mesma para a paleta de swatches, clicando no botão Add To Swatches.
Ferramentas de utilização de cores
Eyedroper
-> Permite capturar a cor de qualquer elemento e automaticamente a deixa como a cor padrão para o primeiro plano.
Color Sample Tool
-> Faz parte do grupo de ferramentas Eyedroper, ela possui inclusive um ícone semelhante acrescido de um alvo de mira. Ela tem a função de capturar as informações de cores e exibir no painel INFO.
Paint Bucket Tool
-> Ou simplesmente balde de tinta, ferramenta de pintura padrão do Photoshop, funciona da seguinte forma, caso haja uma seleção ele pinta dentro da seleção, caso contrário preenche toda a layer. Possui configuração na barra de propriedades.
As propriedades são preenchimento com cor de foreground ou padrões de preenchimento. Ao escolher padrões ele habilita a janela de escolha de padrões, modo de mesclagem de cores, nível de opacidade e tolerância.
Gradiente Tool -> Ferramenta que faz parte do grupo da Paint Bucket Tool, permite criar preenchimentos gradientes. Ao selecionar essa ferramenta a barra de propriedades fica personalizada para a ferramenta.
A primeira opção se clicada na flecha de opções trás algumas opções de gradiente.
A primeira faz a mistura do primeiro e segundo plano, a segunda mistura é referente à cor de primeiro plano com transparência, a terceira em relação às cores preto e branco, depois temos alguns padrões de gradiente.
Ao clicar na cor gradiente abre-se a tela de configuração do gradiente.
Além dos presets já prontos, abaixo tempo a barra de edição do gradiente. Os marcadores de baixo permitem trabalhar com as cores de seu gradiente. Os marcadores de cima trabalham a opacidade de seu gradiente. Após a modificação do gradiente você pode salvar, clicando em NEW.
O segundo grupo de ferramentas é referente à aplicação do gradientes, linear, radial, em ângulo, refletido e diamante. As demais opções são referentes a modo de mistura e grau de opacidade.
Comando Fill
Podemos preencher também uma seleção ou layer através do comando Fill. Clique no menu Edit Fill.
As opções de preenchimento com o comando Fill são. Content Aware, Foreground Color, Background Color, Color, Padrões, History, Black, 50% Black e White.
Ao escolher a opção Padrão ele habilita a escolha do padrão.
Você pode adicionar padrões como fizemos com estilos e shapes.
Traços
Traços são úteis para a criação de molduras e contornos. O comando Stroke pode ser aplicado a seleções e camadas inteiras.
Na caixa de diálogo stroke, você pode especificar a espessura do traçado na caixa de opção Width. Pode-se definir também a cor do traço, se traço será interno a partir do centro ou externo. Possui também as opções Mode, Opacity e Preserve Transparency.
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